MindFulness na literatura.

Oh my

 

Deseja uma vida mais plena e feliz? Quem não deseja isso, não é mesmo?

Não podemos negar que nossa mente é cheia de distrações e se projeta muito no futuro e passado causando ansiedade, frustração e até mesmo culpa. Estamos trabalhando, por exemplo, e do nada começamos a pensar na prestação do carro, em renovar a academia, no telefone ou internet que ainda falta pagar, naquele comentário do amigo na reunião, sem esquecer de dar aquela olhada no celular para não perder nenhuma mensagem ou notificação.

Uma maneira de reverter isso tudo é treinar a concentração para o momento presente, ficar mais atento ao cotidiano e isso é fundamental para gerar novas ideias e comportamentos É o que propõe o MindFulness, método que segundo seus autores apresenta técnicas cientificamente fundamentadas que você pode usar para atravessar os períodos de crise ou para enfrentar os desafios do dia a dia.

O método apresenta uma série de práticas simples para expandir sua consciência e quebrar o ciclo de ansiedade, estresse, infelicidade e exaustão. Recomendado pelo Instituto Nacional de Excelência Clínica do Reino Unido, este método ajuda a trazer alegria e tranquilidade para sua vida, permitindo que você enfrente seus desafios com uma coragem renovada. Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações.
Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado.

A prática agora começa a ser adotada também por várias empresas, é o fala essa matéria da Folha.

Mas aonde podemos começar a estudar a Psicologia da Atenção Plena? Quais são os melhores livros para entender melhor esta área ainda pouco conhecida e divulgada aqui entre nós?

A gente aqui indica alguns títulos pra você começar a estudar o Mindfulness e ficar mais sábio e compassivo. Vem ver: 🙂

 

E aí? Gostou das sugestões? Escreve aí nos comentários.

Edit: Também não podemos deixar de indicar o Podcast do Mamilos sobre o tema. Dá um play aqui.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YOU MAY LIKE