O futuro está na leitura!

Screen Shot 2017-02-08 at 20.09.42

Há um pouco mais de leitores no Brasil. Se em 2011 eles representavam 50% da população, em 2015 eles são 56%. Mas ainda é pouco. Segundo pesquisa feita pelo Retratos da Leitura no Brasil, 44% não lê regularmente e 30% nunca comprou um livro. Com dados tão alarmantes é difícil pensar num futuro melhor.

Em uma entrevista feita recentemente ao jornal O Estado de São Paulo, a psicóloga e educadora na Universidade de Nova York, Susan Neuman, lamenta os resultados da pesquisa e comenta a importância da leitura e o exemplo a ser dado desde a infância. Com base no projeto da Associação de Pediatria dos Estados Unidos, onde os médicos recomendam aos pais ler para seus filhos bebês, Neuman explica que o hábito da leitura começa na infância, onde observamos e seguimos exemplos dos adultos. Se uma criança crescer num ambiente onde não há exemplo, dificilmente terá atração por leitura no futuro. Ela aponta que esse primeiro contato quando se é bebê com os livros é importante, tornando se um hábito diário, estimulando e ajudando criança em sua alfabetização e imaginação.

Segundo especialistas, existem estudos empíricos que mostram o quanto os bebês se desenvolvem através do contato com os objetos. Desta forma, o livro de bebê, normalmente que é feito de material delicado ao tato (como tecido ou plástico), com cores vivas e até sons, favorece o desenvolvimento dos sentidos mais primários.

Abaixo nós selecionamos alguns livrinhos, de 0 a 3 anos. Um mundo de possibilidades lúdicas, em sua forma e conteúdo, que a criança pode levar para onde quiser, brincar, tocar e ainda pode fazer parte de momentos como banho ou hora de comer.

amiguinhosColeção meu livro animado. Que tal brincar com um simpático personagem que também é um livro?

O Pintinho Binho e sua Turma. O saltitante pintinho Binho, com sua roupa de bolinhas, diverte-se na fazenda. Quem será que ele vai encontrar pelo caminho? Binho vê o porquinho sapeca rolando pelo chão. Depois, a simpática vaquinha malhada o cumprimenta. Mais ao longe, ele ouve o motor do trator roncar. Que dia agitado na fazendinha! Sobre a ilustradora- Katie Saunders é autora e ilustradora britânica, especializada em livros para crianças. Ela utiliza diversas técnicas em seu trabalho, como desenho com canetas, colagem e ilustração em computador. Sobre a série- Os títulos da coleção Meu Livro Animado são confeccionados inteiramente em tecido macio e lavável. Cada volume traz um personagem com uma mochila nas costas que, quando aberta, transforma-se nas páginas do livrinho. Ideal para os pequenos iniciarem o primeiro contato com o mundo da leitura.

O Macaco Caco e sua Turma – Que tal brincar com um simpático personagem que também é livro? Os bebês vão se divertir com o Caco, um macaco muito esperto que vive se balançando nos galhos das árvores. Na floresta onde mora, ele tem vários amiguinhos. No alto do galho, Caco encontra o papagaio. Depois, vê a girafa com seu pescoço comprido.Também bate um papo com a amiga cobra e faz companhia para o jacaré, que adora tomar sol. Todos juntos fazem a maior festa na floresta!

pequenos amigos

Coleção Pequenos amigos

Amigos da Floresta, Amigos do Tigre e Amigos da Fazenda – As crianças vão adorar explorar o fascinante mundo dos animais com estes livrinhos bem coloridos. Deixe-as identificar cada animalzinho antes de ajudá-las a ler o nome deles. Assim, elas enriquecerão o vocabulário, por meio da associação e do reconhecimento de figuras e de palavras, de forma divertida.

livros chocalhos

Coleção Chocalho Divertido

Animais de estimação  e  Mar  – Estes alegres livros-chocalhos são divertidos e estimulam o aprendizado das primeiras palavras sobre os animais.

 

sons

 

Coleção Livro Interativo

Descubra os sons  e Descubra as cores – Brinque de esconde-esconde na floresta, conheça os animais e aprenda os sons que eles fazem! Com abas interativas em todas as páginas, Descubra os sons permitirá que seu filho leia e aprenda de maneira divertida e instigante.

sonoros

Coleção Aperta

Uóó!, Tchuc! Tchuc! e Méé! – Uóó!’ conta um dia cheio de aventura do carro de bombeiro, que precisa apagar o incêndio no celeiro. Já ‘Tchuc! Tchuc!’ conta a história do trator verde. Seu motor faz um barulhinho durante o dia todo. Logo cedo, ele vai para o campo, colhe maçãs, remove uma árvore da estrada, carrega feno, semeia a lavoura e, finalmente, volta para casa para descansar. E Méé conta a história de uma ovelhinha e suas aventuras, não tem como não se apaixonar!

hora do banho

Coleção Hora do Banho

Tartaruga e Peixe – Os bebês adoram brincar no banheiro! Com estes lindos livrinhos, então, seu filho vai se divertir ainda mais na hora do banho. Todo ilustrado com cores vivas e feito de material macio à prova d’água, é perfeito para a estimulação sensorial de seu bebê.

Galinha Pintadinha

Galinha Pintadinha

Fantoche Galinha Pintadinha – Pintinho:  Você e seu filho vão se divertir virando as páginas deste livro e brincando com o fantoche do Pintinho Amarelinho de acordo com a letra da música.

4 dicas para contar histórias para bebês

– Na hora de apresentar um livro, escolha histórias curtas, mas que tenham um enredo que você também goste;

– Prepare o ambiente, coloque o bebê no colo e conte a história sem pressa;

– Bebês adoram histórias com repetição, grandes ilustrações, poemas e brincadeiras com palavras;

– Embora conheçam tudo com as mãos e a boca, não quer dizer que só precise ser de plástico para não estragar. Vá, aos poucos, ensinando que livro não se põe na boca, não se rabisca, nem rasga…

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo; Revista Crescer.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YOU MAY LIKE